Sartori diz que parceria com Argentina é importante para futuro das finanças

Governador participou de rede de rádios no programa Legalidade Convida – Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini

A possibilidade de garantir mais recursos para o Rio Grande do Sul, por meio da aprovação da repatriação de ativos de brasileiros em contas no exterior, e o Encontro Brasil Sul e Argentina, marcado para 31 de março em Porto Alegre, são considerados pelo governador José Ivo Sartori como medidas importantes para o futuro das finanças públicas do Estado. Os assuntos foram tratados em entrevista ao programa Rádio Legalidade Convida, da Rádio Web Piratini, veiculado nesta quarta-feira (22) por rádios da Região Metropolitana.

“Tudo que estamos fazendo é para que, no futuro, o poder público seja sustentável e volte a investir mais nas áreas essenciais como saúde, segurança, educação e políticas sociais. Queremos fortalecer a economia, e para isso, não precisamos concorrer no mercado mundial com a Argentina, que é uma parceria que muito nos interessa, pois nossos produtos e agricultura são muito semelhantes”, afirmou Sartori.

O programa teve a participação das rádios Metropolitana 93.3 FM e Real 540 AM, de Canoas, que também entrevistaram o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Dal’Lago; o secretário da Educação, Luís Antônio Alcoba de Freitas; a secretária do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini; e o secretário adjunto da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszczun.

De acordo com o governador, a regularização dos recursos enviados ao exterior ilegalmente, em apreciação no Senado, pode destinar um montante de 46% da repatriação aos estados e municípios. O incremento facilitará a relação de parceria com as prefeituras, bem como a renegociação da dívida com a União e a aderência ao Plano de Recuperação Fiscal.

“Estão percebendo que o país inteiro está assim (em crise financeira), não somente o Estado, e o Plano vai muito além da renegociação. Se for aceito com todas as exigências e contrapartidas que demandamos, teremos três anos sem o pagamento da dívida, o que daria mais fôlego ao Rio Grande”, explicou.

A necessidade do apoio da população e de parlamentares para aprovar as medidas do Plano de Modernização do Estado, o pagamento das reposições salariais a categorias da Segurança Pública e dos completivos do Magistério também foram comentados pelo governador. Os apresentadores Tony Alves e Alfredo Simon entregaram a Sartori um diploma de Amigo da Rede Metropolitana, por sua participação na grade das rádios do Grupo Real.

Os investimentos em gestão de resultados pelo novo comando da Brigada Militar; atuação da Operação Golfinho; andamento da implantação do Sistema Online de Licenciamento Ambiental (SOL), da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a aproximação do início do ano letivo na rede estadual de educação também foram assuntos no programa.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Gonçalo Valduga/Secom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s