Governo fecha parceria para preservação da memória do Palácio Piratini

Projeto visa promover ações de divulgação da importância cultural do local que é um dos maiores símbolos da história política do estado – Foto: Karine Viana/Palácio Piratini

Ações conjuntas para a preservação da memória e restauração do Palácio Piratini foram discutidas, na tarde desta quinta-feira (26), em audiência na sede do governo estadual. O governador José Ivo Sartori assinou um protocolo de intenções com o presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul (IHGRGS), Miguel Frederico do Espírito Santo, a fim de garantir o auxílio da instituição no resgate histórico sobre a estrutura, para promover ações de divulgação da importância cultural do local que é um dos maiores símbolos da história política do estado.

Entre as finalidades do protocolo, a principal é a preparação das festividades em comemoração ao centenário da sede do governo, que será celebrado em maio de 2021.

Conforme o secretário adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kliemann, a assinatura deve provocar ações imediatas e deve ser percebido como “um primeiro passo para a criação de uma comissão para o centenário”. O trabalho em conjunto deve ocorrer através do Centro de Memória do Instituto, onde poderão ser desenvolvidas pesquisas em acervos de documentos, bibliografias, pareceres e outras fontes. A reunião foi organizada pela assessora cultural da Casa Civil Juliana Erpen.

Sobre o Instituto Histórico e Geográfico

Fundado em 1920, com o apoio do governador Borges de Medeiros, é uma instituição privada sem fins lucrativos para promover estudos e investigações sobre história, geografia, arqueologia, filologia, antropologia e áreas relacionadas de conhecimento, principalmente centradas no Rio Grande do Sul.

Texto: Leticia Bonato
Edição: Léa Aragón/ Secom 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s