Seminário apresenta objetivos para potencializar a comunicação pública

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O novo Sistema de Comunicação foi apresentado pelo secretário Cleber Benvegnú – Foto: Alex Rocha/Palácio Piratini

Um novo instrumento criado para unificar a identidade visual de todos os órgãos estaduais, potencializar a publicização das ações da gestão e comunicar à população seus objetivos foi apresentado, nesta sexta-feira (16), pela Secretaria de Comunicação (Secom). A apresentação ocorreu durante o sexto Seminário de Comunicação, no Galpão Crioulo, do Palácio Piratini.

O novo Sistema de Comunicação, apresentado pelo secretário Cleber Benvegnú, foi baseado em três grandes objetivos definidos e aplicados desde o início da gestão, em 2015. São eles: modernizar o Estado; promover o crescimento e servir às pessoas. Na prática, equipes foram montadas para monitorar esses objetivos, a partir dos programas Governança e Gestão; Infraestrutura e Investimentos e Rio Grande Social.

As marcas de governo têm sido utilizadas no cotidiano e nas ações de cada órgão e deverão ser empregadas na comunicação, principalmente no uso de verbas publicitárias. Através do novo sistema, a população poderá compreender de forma mais ampla a extensão das atividades e ações executadas.

“A ideia é obter uma comunicação transversal, alinhando os órgãos para uma linguagem unificada com objetivo de simplificar as narrativas para o cidadão, principalmente na área social”, afirmou o secretário. Para a elaboração do novo sistema, foram utilizados Plano de Governo, Acordo de Resultados e pesquisas que identificaram os anseios da população.

Benvegnú citou também a importância da comunicação na elaboração do Plano de Modernização, em apreciação na Assembleia Legislativa, para adequar a máquina pública à realidade de crise financeira do estado.

“Estamos em um momento decisivo em que o governo tomou atitude e elaborou medidas de construção para uma nova realidade. Divulgar as ações que transformam a vida das pessoas é o nosso papel. Publicizar não quer dizer exibicionismo, mas mostrar para as pessoas o que temos feito e faremos para trazer engajamento”, salientou.

Foram apresentados também o detalhamento do Plano, pelo secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo; as agências de publicidade contratadas pelo governo por meio de licitação; o secretário adjunto de Comunicação, Henrique Zandoná; o Sistema de Monitoramento Estratégico, utilizado pelo programa Governança e Gestão e os sites Novo Estado e Não me Trova.

Texto: Letícia Bonato
Edição: Denise Camargo/Secom

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