Produções latino-americanas conquistam audiência na TVE

Há seis meses no ar, a faixa Recortes Internacional é um exemplo de como a diversificação da programação da TVE vem aumentando a audiência da emissora pública. A atração, que vai ao ar às quintas-feiras, às 23h30, é fruto de uma parceria com a Televisión America Latina (TAL), associação de canais públicos culturais e educativos de todos os países do continente, e apresenta documentários provenientes de países vizinhos.

Não há verificação oficial da audiência, mas segundo o produtor do programa e coordenador de Projetos Especiais da TVE, Rodrigo “DMart” Martins, os comentários sobre a atração são freqüentes nas redes sociais, o que permite ter uma leitura do público que conquistaram. “As narrativas, vindas de diferentes países, resultam em um intercâmbio de conteúdos, o que provoca maior retorno da audiência”, acredita.

A faixa de programação mostra a conexão de aspectos sociais, culturais, geográficos, econômicos e políticos existentes entre nações latino-americanas. “O Brasil precisa se integrar mais ao continente através da possibilidade de conhecimento da diferença e da variedade de estilos de vida e de pensamentos”, completa DMart.

O apresentador da atração, o músico Demétrio Xavier concorda. “O trabalho do Recortes facilita o nosso reconhecimento como pertencentes a uma cultura só, um ambiente só e uma história só. A diferença sutil de línguas não pode nos criar uma barreira pra conhecer as maravilhas que nós somos e temos”, acredita.

A cada programa são apresentadas duas obras distintas, que podem ser documentários completos ou episódios de uma série. Neste último caso, salienta o produtor, há uma preocupação de que as histórias sejam independentes, permitindo que o telespectador compreenda cada uma mesmo sem ter visto as anteriores. Os filmes são narrados no idioma original, o espanhol, e possuem legendas em português.

Em junho, serão transmitidas as séries “Mestizo: una historia del arte latinoamericano”, da Argentina e “Escenas Callejeras”, do Uruguai. Ainda em 2014, a emissora deve exibir duas mostras de filmes cubanos e outras duas séries.

Parceria nasceu em workshop
Surgido em novembro de 2013, a estréia do recortes Internacional aconteceu com a série “Os Latino-Americanos”: 12 vídeos sobre as multifaces da América Latina que apresentaram o trabalho de jovens diretores e produtoras independentes.

A parceria com a TAL surgiu em um workshop para emissoras educativas e culturais latino-americanas, realizado em Montevidéu pelo grupo de comunicação.

O coordenador de Projetos Especiais da TVE, Rodrigo “DMart” Martins, participou do evento. Lá, teve contato direto com o universo das mais de oitenta emissoras que compõem a TAL e selou o acordo de transmissão das séries e documentários feitos em países vizinhos.

“O sucesso do programa só foi possível graças à colaboração de diversos cineastas, produtores e instituições que, gentilmente, cederam seus trabalhos para exibição”, conclui.

Programação para as próximas semanas

12/06

PUNTO / LÍNEA / PLANO: a livre composição de formas e cores. Mundo racional e a arte da geometria.
DESTRUCCIÓN DE LA FORMA: a arte e expressividade. O informalismo rompe o mundo dos artistas geométricos.

19/06

¡POP! : arte de massa dos anos 60.
MILITANCIA ARTÍSTICA: artistas jovens usam sua arte como forma de protesto e luta.

26/06

ARTE SIN FRONTERAS: a influência dos movimentos artísticos latino-americanos na arte contemporânea.
Escenas Callejeras: episódios da série produzida pela TV Ciudad, do Uruguai.

Texto publicado no portal do Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s