Ricardo Chaves fala sobre as mudanças no Fotojornalismo na UniRitter

*Texto: Larissa Ody, Letícia Bonato e  Leonardo Pujol, alunos da UniRitter

“Nós, fotojornalistas, somos as pessoas certas para contar histórias”. Foi repetindo isso diversas vezes, que Ricardo Chaves explicou a importância de sua profissão aos estudantes de Jornalismo da UniRitter, na noite desta segunda-feira (06). Por quase três horas, Kadão contou de forma engraçada e veemente suas experiências de 40 anos na fotografia. O evento marcou a comemoração dos 49 anos de Zero Hora.

Foto: Bárbara Barros.
Foto: Bárbara Barros

Vestindo colete e boné, de maneira informal e simples, Kadão trouxe aos alunos uma visão mais abrangente de sua profissão. Com o tema “Fotojornalismo: crise e transição”, levou os alunos a refletirem sobre a atualidade. “O furo não existe mais. O furo hoje é o Twitter”, disse à respeito da tecnologia.

Kadão explicou que a fotografia passou por um processo de renovação com o avanço da internet. Quando foi mandado à sua primeira cobertura internacional no Uruguai, para cobrir os dez anos do exílio de políticos brasileiros durante a ditadura, revelava as fotos no banheiro do hotel. Lamentou não haver mais o “encanto” de uma fotografia mergulhada em um tanque de revelação hoje em dia.

Com brilho nos olhos, contou diversas de suas experiências no passado fotojornalistico. Como diariamente assina a coluna Almanaque Gaúcho e quinzenalmente a coluna Reflexo em ZH, disse que atualmente não teria pique para correr atrás de fotos. “Com 130 kg e 63 anos, fica difícil de sair atrás do carro da Dilma (risos). Por isso me colocaram em uma sala de edição”, contou arrancando gargalhadas dos alunos presentes.

Kadão trouxe diversas dicas e ideias aos alunos, que ouviam com atenção e respeito o lendário fotojornalista. “Com as novas tecnologias, o fotógrafo não trabalha menos. Trabalha melhor”, testificou.

Conteúdo publicado na seção Blog do Editor do jornal Zero Hora

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s