Desconstruindo Renato

Não pense em Legião Urbana, pense em Renato Manfredini Júnior. O ídolo, Renato Russo, humanizado na pele de Thiago Mendonça. “Somos Tão Jovens” não é só mais um filme contando uma história comum, é sobre uma história que deu certo.

Desde seu início, o filme parece prometer uma viagem para um período pouco conhecido aqui no sul do país, embalando o espectador com as letras atemporais escritas por Renato Russo. O guri vindo da geração Coca-Cola de classe média brasiliense, até então acomodada, recebe uma chacoalhada com a chegada do punk rock.

Renato queria ser um rock star e, aos poucos, conseguiu se tornar inesquecível. As cenas do filme apresentam a evolução do cantor, mesmo aquelas iniciais onde ainda vemos somente Thiago Mendonça atuando com trejeitos exagerados e falas forçadas.

O amadurecimento do personagem acontece após o cantor deixar definitivamente a sua primeira banda, a Aborto Elétrico. Nesse ponto, entre a procura por identidade e a retomada da carreira musical, assistimos surgir com a canção “Eu sei” o Renato Russo de que lembramos. Daí pra frente, o diretor Antonio Carlos da Fontoura só acerta e a Legião acorda dentro de nós.

O filme nada mais é do que uma grande homenagem ao poeta e aos fãs do cantor, registra a importância do cenário de Brasília dos anos 70 e 80 para a música brasileira e a atmosfera de promessas dos novos tempos. Não há dúvida de que milhares irão aos cinemas para conhecer melhor aquele jovem que, com sensibilidade, retratou tão bem a sua e por que não? – a nossa realidade.

 

Texto: Letícia Bonato

Publicado em: UNIPAUTAS

Anúncios

Um comentário em “Desconstruindo Renato

  1. Oi, Letícia. Gostei muito do teu comentário sobre o filme. Também gostei de assistir, pois mostra com razoável fidelidade o que foi aquela época. Vivi aqueles dias com Renato, pois fomos colegas de faculdade, tocamos juntos e até publicamos juntos um pequeno livro de poesia. Época explêndida, um verdadeiro vulcão da mudança cultural do país. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s