“Nosso mercado é um paradoxo e devemos romper com isso”

O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa realizou, na última semana, a 1a edição do Encontros Didáticos de Comunicação. O jornalista Elmar Bones da Costa foi o convidado para inaugurar do projeto.

Elmar Bones, com mais de 40 anos de profissão, trabalhou na revista Veja durante o período ditatorial no Brasil, onde a censura prévia trazia dificuldades na execução da profissão de jornalista. Em seu percurso, participou também das redações de grandes publicações como Folha da Manhã e Gazeta Mercantil, entre outras, além do Coojornal e o Jornal Já – sendo um de seus criadores.

Conhecido como um dos precursores do jornalismo alternativo gaúcho, o jornalista trouxe aos estudantes uma provocação sobre o mercado profissional atual. “Nosso mercado é um paradoxo, cada vez mais encolhe e nós temos o dever de tentar romper com isso”, declarou Bones, ao mencionar o poder hegemônico de grandes grupos de comunicação.

Entre política e outros assuntos abordados durante as duas horas de conversa, o jornalista destacou a importância de se fazer um jornalismo diferente com humildade e autocrítica, sem estrelismos. “O verdadeiro jornalista não abre mão do trabalho que faz. Ele deve acreditar que o que faz é de suma importância e de uma responsabilidade extrema. O que importa no jornalismo é o trabalho diário, o acompanhamento dos fatos e não a grande matéria”, disse. Próximo ao final do evento, Bones também afirmou que a nova geração de jornalistas que está sendo formada terá um grande papel na transição do regime fechado para a democratização da informação no país.

Texto: Letícia Bonato

Publicado em: UNIPAUTAS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s