Saí do armário, e agora?

foto_destaqueO que é ser gay? É uma opção? Onde estão? Eles têm medo? Essas perguntas parecem mesquinhas, mas ainda existe uma grande parcela da sociedade que não sabe respondê-las. Por curiosidade ou por identificação, aos poucos as pessoas têm procurado entender esse grupo considerado uma minoria e tão atingido por preconceitos.

O documentário “Leve-me pra sair” do Coletivo Lumika esclarece e propõe a desmistificação dessas questões propostas anteriormente. Lançado em 2012 em festivais que celebram a cultura da diversidade sexual, o vídeo é o primeiro projeto dessa equipe dirigida por Zé Agripino e foi premiado duas vezes no Brasil. Desde o mês de dezembro é disponibilizado com legendas em inglês no canal do Lumika no Youtube, apresentando em âmbito internacional o papel fundamental dessa produção que tem fomentado as discussões sobre o tema. Com quase vinte minutos de duração, conhecemos os diferentes olhares de um grupo de adolescentes, entre os 16 a 18 anos, com suas perspectivas pessoais sobre a situação atual em que vivem.

Com uma linguagem jovem e clara, sem censura alguma, o que assistimos durante esses minutos de documentário é crucial pra entender o que tem ocorrido no mundo pós-moderno. Ainda que esses jovens não sejam os pioneiros das causas do movimento gay, eles representam todos os atingidos pelas dificuldades de convivência harmônica em sociedade, expondo como saíram do armário e como têm superado os percalços desde então. A produção ajuda a entendermos também como enfrentam a homofobia, o preconceito contra homossexuais. A leveza do vídeo dá ênfase a falas de grande impacto, como uma nos primeiros minutos: “às vezes, parece que só quem é homossexual tem sexualidade”; buscando humanizar o assunto e trazer a atenção do espectador sobre a opinião gerada a respeito desta minoria.

Com uma ótima abordagem, o Coletivo Lumika nos provoca curiosidade e ansiedade sobre seus próximos trabalhos. Por enquanto, ficamos com “Leve-me pra sair”:

Texto: Letícia Bonato

Publicado em: UNIPAUTAS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s