Milton Nascimento: 50 anos de carreira reunidos em texto e voz

No último sábado (15), o Teatro do Sesi lotou para o show em comemoração das cinco décadas de carreira de um dos maiores músicos do país. Milton Nascimento, conhecido também como “Bituca”, esteve em Porto Alegre para apresentação única, encantando os gaúchos ao lado de Lô Borges e Vitor Ramil. Antes disso, a produtora cultural do músico, Maria Dolores, esteve na UniRitter para um bate-papo com os alunos da FACS.

Milton Nascimento comemora 50 anos de carreira em show para os porto-alegrenses. Foto: Letícia Bonato.
Foto: Letícia Bonato.

De biógrafa à produtora cultural

Jornalista formada pela UFMG, Maria Dolores entrou em contato com Milton através de seu trabalho de conclusão de curso (TCC), com a sugestão de fazer um livro-reportagem sobre algo próximo e interessante da história de Minas Gerais. Sem pestanejar, tomou como desafio escrever sobre o músico. “Às vezes achamos que a pessoa (Milton Nascimento) é tão intocável que não damos o primeiro passo, mas esse era um romance pronto esperando um papel e alguém para escrever”, declara Dolores. O trabalho se tornou a biografia “Travessia: A Vida de Milton Nascimento”, único registro sobre a trajetória do músico, hoje em sua 4ª edição lançada pela Editora Record.

Entre as entrevistas reunidas no livro, cerca de setenta no total, a jornalista afirma que buscou músicos e pessoas próximas da história de “Bituca”, comoChico Buarque e Gilberto Gil. “Chico me recebeu em sua casa, sem assessor e no dia do meu aniversário!”, conta a mineira de Três Pontas, que em meio ao nervosismo diante do músico pediu que lhe desse os parabéns para registrar e depois mostrar aos amigos.

Como conselho aos futuros jornalistas, Dolores assegura que é imprescindível pesquisar sobre o entrevistado antes de realizar a entrevista. “O preparo é importante para não repetir perguntas que outros já fizeram. Se o entrevistado ver que você está preparado ele criará um vínculo, uma rede de contatos. Seja honesto com o entrevistado, não faça perguntas bobas”, afirma.

A biografia de Milton Nascimento levou quatro anos para ser finalizada e neste espaço de tempo a relação entre a jornalista e o músico se tornou mais profissional, até mesmo seu marido que também é músico começar a tocar com Milton. “De paraquedas começamos a trabalhar com ele”, conta ela, que hoje promove shows do cantor no país inteiro, como o Festival Música do Mundo, idealizado pela Marolo Produções, onde Milton Nascimento é anfitrião.

Um teatro cheio para homenagear o músico

Passados poucos minutos depois das 21 horas, começava o espetáculo, dirigido por Régis Faria, no Teatro do Sesi, em Porto Alegre. Ainda que esteja completando sete décadas de idade, Milton Nascimento mostrou ter fôlego e disposição para encantar seus fãs durante o show de duas horas. Um dos momentos mais marcantes de sua apresentação aconteceu próximo ao seu final quando o músico pediu à plateia que o presenteasse cantando uma de suas composições mais conhecidas: “Canção das Américas”.

O estudante do 2º semestre de Jornalismo da FACS, Brayan Martins, foi um dos contemplados com um ingresso para assistir ao show. O sorteio foi realizado no final da aula que a jornalista Maria Dolores deu aos alunos da FACS na última sexta-feira. No final do espetáculo, estava emocionado: “ainda que não seja meu estilo musical preferido, o show foi muito bom!”, comentou.

O show faz parte da turnê de 50 anos de carreira de Milton Nascimento, que já percorreu Belo Horizonte, Juiz de Fora, São Paulo, Brasília e Salvador. Seu encerramento será feito em Três Pontas, região sul de Minas Gerais. Em cada parada, Milton recebe um convidado representante da região, ao lado de Lô Borges que o acompanha pelo país inteiro. Em Porto Alegre, o gaúcho Vitor Ramil representou no palco ao cantar junto “Morro Velho”.

Texto publicado em: UNIPAUTAS

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s